sábado, 15 de outubro de 2016

APRIMORAMENTO DAS RELAÇÕES HUMANAS PARA O CONFORTO INTEGRAL DA PRÓPRIA SOCIEDADE HUMANA

O frater José Rodrigues da Silva, fundador do IBMult- Instituto Biófilo Multiversal em 2005 na comunidade do Morro Azul. Quando em vivência terrestre, presidente da Associação de Moradores do Bairro Azul (Morro Azul) AMBA, mais conhecido como Zé do Bil, nascido e criado feliz nesse lugar por muito tempo discriminado e criminalizado pela sociedade; ele, como escoteiro, no passado de criança protegida por toda a movimentação desenvolvimentista local orquestrada pelo jovem padre francês Paulo Riou, se fez homem adulto, líder comunitário natural, resultado de todo um trabalho e objetivo imaginado por esse sacerdote, introdutor do escotismo no Morro Azul, acreditando nas crianças escoteiras, poderem vir a serem administradoras da comunidade. E, José, assim como quase todos os presidentes e outros membros da associação de moradores, foi integrante do grupo de escoteiros do local. Presidiu por mais de dez anos a AMBA. Imaginou e realizou significativas ações fortalecedoras do desenvolvimento local, iniciado pelo religioso Riou no começo dos anos cinquenta do século vinte. 
Numa pirambeira, aonde se acreditava nada poder existir a não ser somente lixo, Zé do Bil, conseguiu engendrar a construção do Centro Cultural do Morro Azul (atualmente Centro Cultural José Rodrigues), com instalações tais quais: sede da associação de moradores, grupo de escoteiros, ambulatório médico, salão de festa. Deu prosseguimento 
a construção das casas e da rua central da comunidade, obras iniciadas pelo padre, no final dos anos setenta do século vinte através de mutirões comunitário. Assinou com a Prefeitura contrato para a introdução do projeto Bairrinho de urbanização, proporcionando, dentre outros aspectos, uma substancial melhoria na distribuição de água no local. Construiu-se o CEMASI-Centro Municipal de Assistência Integrada Dr.Luiz Lima, aonde numa parceria com a FIRJAN e SESI foi instalado 
uma espaço com computadores e biblioteca. Idealizou um micro centro de lojas comerciais comunitária, pensando na economia solidária. Conseguiu a pacificação sem UPP, pacificação essa, fazendo com que no Morro Azul, hoje seja um lugar harmônico, equilibrado e tolerante, atualmente presidido pelo Antonio Pico Gonçalves, ex vice-presidente do Zé do Bil, imaginando com isso existir o projeto Pró-Ser, correlacionado com o que seria das comunidades depois da pacificação.

No seu tempo, José atuou para que houvesse a plantação de quase um milheiro de árvores fazendo um cinturão verde na comunidade. Atualmente se imagina homenagear a padroeira do lugar, dando o seu nome para essa área verde: Bosque Ecológico Nossa Senhora de Lourdes, Morro Azul, aonde haverá uma gruta consagrada à Ela.
José Rodrigues publicou os livros Sobre a Vida e Nas Asas da Percepção, nas quais imprime seu entendimento metafísico, situação sobre a qual prevalece o seu abraço com o existencialismo, com todo o seu desejo transcendente de amor a sim mesmo e à humanidade, crendo não na restauração humana, mas no aprimoramento das relações humanas para o conforto integral da própria sociedade humana.

Assista mais esses vídeos de José Rodrigues: Eu e o Morro Azul e A Morte de um Líder Comunitário. Saudações biófilas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário